O FBI está alertando sobre um aumento no "drive-by" malware Reveton disfarçado como uma mensagem de aplicação da lei, que bloqueia o computador e tenta extorquir dinheiro da vítima.
O ransomware Reveton, usado em conjunto com a malwares Citidel , é considerado drive-by, porque pode infectar o computador simplesmente a vítima visitar um site comprometido - não abertura de arquivos ou anexos necessários, de acordo com uma consultoria do FBI .
Uma vez que o computador foi infectado e bloqueada, uma mensagem falsa diz que o endereço de internet foi identificado pelo FBI como tendo baixado pornografia infantil ou envolvidos em outras atividades ilegais online. Para desbloquear as suas máquinas, as vítimas são obrigadas a pagar uma "multa", usando um serviço do cartão preparado dinheiro.
"Algumas pessoas realmente pagou a multa so-called", disse Donna Gregory, com o Internet Crime Complaint Center (IC3). Fundada em 2000 como uma parceria entre o FBI eo Centro National White Collar Crime, IC3 dá vítimas uma forma de relatar crimes cibernéticos e prevê a aplicação da lei e as agências reguladoras com um sistema de referência central para as reclamações.
"Estamos recebendo dezenas de reclamações todos os dias. Ao contrário de outros vírus, Reveton congela o computador e pára em suas trilhas. E o usuário médio não será capaz de remover facilmente o malware ", explicou Gregory.
O IC3 sugere os seguintes passos para as vítimas do vírus Reveton: não pagar qualquer dinheiro ou fornecer qualquer informação pessoal; em contato com um profissional de computador para remover o malware do seu computador; estar ciente de que mesmo se você é capaz de descongelar o seu computador na sua própria, o malware ainda pode operar em segundo plano, e apresentar uma queixa e procurar atualizações sobre o vírus Reveton no site IC3.