o Windows XP pode não ter drivers nativos para possibilitar sua instalação em pc´s com hd Sata ou Serial Ata, dificultando a vida de quem quer fazer o downgrade de Vista -> XP, por ainda estar satisfeito e ou acostumado com o bom e “velho” XP ou por achar o novo sistema operacional da Microsoft pesado.
Há quem garanta que o Vista, com uma configuração adequada do notebook (leia-se bastante RAM, algo de 1Gb prá cima), rode mais rápido que o XP na mesma máquina; pessoalmente ainda não tive a oportunidade de testar o Vista a fundo e conferir, mas isso já é assunto para outra história ou tópico.
Porém essa situação não quer dizer que seja impossível instalar XP em máquinas com esse tipo de Hd; basta ter os drivers da controladora Sata na mão em um disquete, certo? Nem tanto, pois no caso específico de notebooks, o floppy já foi aposentado há alguns anos o que impossibilita o uso desse tipo de mídia; mas ainda existe solução para isso, podendo ser usado três métodos, descritos a seguir.
MÉTODOS
1. Usar um cd de instalação de Windows XP SP2 (Service Pack 2) original
2. Desabilitar temporariamente o suporte SATA no BIOS ou
3. Integrar os drivers numa do cópia do cd de instalação do XP com o conhecido programa N-Lite.
No método 1 basta usar um cd de instalação do XP Home ou Professional com o Service Pack 2 ou SP2, que é o mais recente (mas já está prometido para esse ano ainda o lançamento do Service Pack 3 do XP).
No método 2 o uso do driver SATA é opcional; já no 3 é obrigatório: você terá que achar os drivers da controladora SATA do seu notebook na página de suporte/downloads do fabricante do seu laptop ou no fabricante do chipset da placa-mãe. Em alguns casos esses drivers, também pode ser achados com o nome de AHCI, Matrix Storage, Mass Storage ou RAID, e podem vir junto com o do chipset; essa dúvida, você tira na página do fabricante.
1º Método: Usando cd de Windows XP SP2:
Em alguns casos basta usar o cd de instalação do Windows XP SP2, ou seja, já com o Service Pack 2, que o hd Sata é reconhecido pelo instalador e o processo corre normalmente.
Por isso de preferência tenha o cd do Windows XP já com o Service Pack - SP2 incluído; se o seu XP ainda não tem o SP2 é possível criar uma cópia do seu cd (para uso próprio) usando o programa N-Lite, o qual mais adiante falamos dele.
Se isso não funcionar, passemos ao 2º método: desabilitar o suporte SATA para permitir que o HD seja reconhecido durante a instalação do XP; mas em alguns fóruns foram reportadas perdas de desempenho do notebook com o SATA desativado, o que é fácil de resolver, seguindo os passos abaixo:
2º Método: Desabilitando o SATA no BIOS:
Esse método permite desabilitar o suporte SATA para permitir que o HD seja reconhecido durante a instalação do XP, desde que naturalmente exista essa opção no BIOS, a qual também pode ser encontrada com o nome de AHCI:
- Acessar o BIOS do notebook e desabilitar o suporte Sata;
- Reiniciar o notebook e o HD passará a ser reconhecido pelo cd do XP (o que possibilita começar sua instalação);
- Depois de instalado o XP, instalar os drivers Sata para maximizar o desempenho do hd;
- Reiniciar o notebook e;
- Acessar o BIOS para habilitar novamente o suporte Sata e pronto!
Obs: Se não conseguir achar o driver SATA, você pode optar por deixar o suporte SATA desabilitado mas com o Windows XP funcionando (o que já é uma vitória e tanto); porém ressalvo novamente: existem relatos de que com o suporte SATA desativado, há uma perda no desempenho do Hd, a qual eu não posso informar se é impercetível, leve ou grande, pois eu nunca passei por esse problema de hd Serial Ata.
Em certos notebooks não existe no BIOS um parâmetro que permita desabilitar o suporte SATA para fazer com que o Hd seja emulado como um Parallel Ata (PATA ou comumente chamado de IDE); se for esse o caso, passe para ao 3º Método.
3º Método: Integrando drivers SATA no cd de Instalação do XP:
Aqui a opção para permitir a instalação do XP em laptops com Hd Serial Ata (SATA) é usar o programa N-Lite para gerar uma cópia do seu cd de instalação do XP, já com os drivers SATA do seu notebook integrados; esse programa é uma mão na roda e permite personalizar completamente o cd do XP, retirando programas e recursos desnecessários, adicionando drivers e programas, integrar o Service Pack - SP2 (para quem ainda tem o Windows XP Home ou Pro com o SP1 ou até mesmo sem SP), etc…
N-Lite
http://www.nliteos.com/
O programa a ser usado na customização do cd de instalação do Windows XP é o NLite o qual para funcionar precisa necessariamente pelo menos da versão 2.0 do Microsoft .NET Framework instalada.
ATENÇÃO
Em alguns casos pode não existir a opção de desabilitar o suporte SATA no BIOS do notebook e nem drivers SATA disponíveis para Windows XP, pois alguns fabricantes não estão desenvolvendo drivers para esse sistema operacional, mas apenas para Vista.
Como Instalar Windows XP com HD Sata ou ATA em Notebook
Tecnologia
SuaDica