ESP32 WiFiMulti: Conecte-se à rede Wi-Fi mais forte (de uma lista de redes)

Eletrônica

Aprenda a usar o WiFiMulti com o ESP32. Ele permite que você registre várias redes (combinações SSID/senha). O ESP32 se conectará à rede Wi-Fi com o sinal mais forte (RSSI). Se a conexão for perdida, ela se conectará à próxima rede da lista. Usar WiFiMulti em seus projetos de IoT do ESP32 é útil se sua placa puder ter acesso a mais de uma rede Wi-Fi. A implementação desse recurso em seus projetos é muito simples e melhora significativamente seus projetos.


Você pode facilmente adicionar WiFiMulti aos seus projetos ESP32 com apenas algumas linhas de código. Você pode encontrar um exemplo em seu Arduino IDE. Com uma placa ESP32 selecione (Ferramentas > Placa), vá em Arquivo > Exemplos > WiFi > WifiMulti .


Adicionar lista de redes

Então, no configurar(), use o addAp() método no wifiMulti objeto para adicionar uma rede. o addAP(). O método aceita como argumentos o SSID e a senha da rede. Você deve adicionar pelo menos uma rede.


codigo parcial


Conecte-se ao Wi-Fi

Por fim, conecte-se ao Wi-Fi usando o corre() método. Você também pode imprimir uma mensagem caso o Wi-Fi esteja desconectado.

codigo parcial


Baixar o código completo 

ESP32 com WiFiMulti Demonstração

Depois de adicionar uma lista de redes ao seu código, você pode carregá-la no seu ESP32.

Abra o Serial Monitor a uma taxa de transmissão de 115200 e pressione o botão ESP32 RST para reiniciar a placa. Primeiro, ele mostrará uma lista de redes próximas e RSSI correspondente. No meu caso, tenho acesso à primeira e terceira redes. No meu caso, o ESP32 se conecta à rede do iPhone que é a mais forte da lista (um RSSI mais próximo de zero significa um sinal mais forte).

codigo parcial



Se eu remover o hotspot do iPhone, a conexão será perdida e ele se conectará à próxima rede mais forte da lista.


codigo parcial

Fonte
Equipe Suadica
Mais Dicas