Dicas de como ter uma rede doméstica segura

Internet


Rede Wifi Segura


Defina uma senha forte para o seu Wi-Fi

Ao criar o SSID (nome para sua rede WI-FI) será solicitado a criação de uma senha que vai autenticar os novos usuários da rede, e esta senha deve ser criada com muito cuidado. Considere usar a maior quantidade de caracteres que conseguir e utilize na composição letras, números, caracteres especiais e não esqueça de usar letras maiúsculas e minúsculas. 

Exemplo: Rede%Segura5458@s8#7


Troque as credenciais de acesso ao painel de configuração

Geralmente os roteadores vêm com um usuário e senha padrão para acessar o painel de configuração, sendo que todos os roteadores com o mesmo modelo possuem os mesmos dados, se durante a configuração da sua rede não alterar esta configuração será fácil para um invasor acessar o roteador e utilizar o usuário e senha padrão de fábrica. Troque imediatamente esta configuração quando estiver configurando o roteador.


Ative o firewall

Tanto o sistema operacional do computador que está usando como o próprio roteador possuem um firewall, este programa monitora o tráfego da rede e pode identificar uma tentativa de acesso indevido e bloqueando este acesso. Sempre verifique se o seu computador está com o firewall ativado e caso o roteador WI-FI possua procure configurar e ativar o firewall dele também.


Modifique o endereço IP interno do roteador

De fábrica o roteador possui uma faixa de endereços IP configurados, por exemplo 192.168.0.1 até 192.168.0.255. Sabendo desta informação um possível atacante terá mais facilidade em saber como buscar os dispositivos na rede, e neste caso é recomendado trocar o endereçamento da rede.

Exemplo: de 192.168.0.1 ate 192.168.0.255 para 10.10.0.1 até 10.10.0.255


Atualize o firmware

Os fabricantes de roteadores mantêm por um tempo longo suporte aos seus equipamentos e na medida que é identificado falhas de segurança no software do roteador é liberado atualização para corrigir esta falha nos equipamentos. Consulte o fabricante do seu equipamento periodicamente para saber quando o fabricante tenha liberado novas atualizações. Se preferir procure um técnico e solicite que analisem a necessidade de atualização do seu equipamento. 


Fonte
Equipe SuaDica
Mais Dicas