1. Evite recargas desnecessárias
Desde que os telefones celulares entraram em nossas vidas, muitas pessoas desenvolveram o hábito de carregar o telefone assim que entram no carro, quando chegam em casa, ou de conectá-lo a uma tomada durante a noite antes de ir para a cama. O problema é que as baterias muitas vezes não estão nem pela metade, o que torna o carregamento desnecessário. Mais importante ainda, isso prejudica a vida útil da bateria, fazendo com que ela perca capacidade e exija carregamento cada vez mais frequente. Portanto, a partir do momento em que o telefone for desembalado, lembre-se de carregá-lo apenas quando estiver entre 5% e 10%, que é o número recomendado pelo fabricante.
2. Fique atento às atividades em segundo plano
À medida que os aplicativos móveis crescem, muitos acabam acumulando um conjunto de funções que criam atividades em segundo plano. Por exemplo, existem muitos softwares que usam localização o tempo todo ou realizam atualizações assim que ficam disponÃveis. Obviamente, isso consome carga adicional e desnecessária, afinal, nem todos os aplicativos precisam ser localizados em tempo real ou atualizados imediatamente. Por isso, é recomendado que você fique atento à s atividades em segundo plano autorizadas em seu sistema, desativando todas aquelas que não são necessárias.
3. Use e abuse do modo escuro
O Dark Mode é uma alternativa desenvolvida para diversos softwares projetados para reduzir o brilho da tela em PCs e smartphones. Aplicando um fundo preto, suaviza a intensidade de luz resultante, ajuda no uso contÃnuo, reduz os danos à visão e economiza bateria. Quase todos os principais aplicativos têm modos noturnos ou escuros em suas configurações. e o próprio sistema, por exemplo, iOS.
4. Veja se todos os aplicativos são mesmo necessários
Ter um smartphone com bom armazenamento significa ter muitos aplicativos instalados na memória interna. Mas a pergunta permanece: você usa todos eles?
Além de ocupar espaço desnecessário, mesmo com grande capacidade, os aplicativos podem ter as funções mencionadas acima em segundo plano, acabando por esgotar a energia do telefone. Portanto, tente olhar para todos os aplicativos instalados e exclua aqueles que você não precisa todos os dias.
5. Controle o brilho da tela
Um dos principais motivos para o alto consumo de bateria é o brilho da tela do telefone. Pior de tudo, na maioria das vezes usamos uma intensidade maior do que a necessária, como em ambientes escuros ou em situações de pouca luz. Portanto, tente manter o brilho da tela o mais baixo possÃvel para que tudo fique visÃvel, mas sem sufocar a energia do seu smartphone com muito brilho.
6.Reduza notificações e vibrações
As notificações também são as principais responsáveis ​​por esgotar a maior parte da bateria ao longo do dia. Comece com uma infinidade de avisos como mensagens recebidas no WhatsApp, curtidas em fotos no Instagram, novos e-mails, promoções no iFood e muito mais. O ideal é deixar alertas apenas para atividades que realmente importam, como e-mails de clientes, alarmes programáticos ou lembretes cadastrados nos dispositivos. Essas notificações vibram quando o dispositivo está no modo silencioso e, embora a vibração seja pequena, pode drenar uma parte significativa da bateria quando está em alto volume. Portanto, além de filtrar o que soará como alerta, tente remover o choque quando esses alertas chegarem.
7.Recorra ao modo de economia de energia
O último truque é usar o famoso modo de economia de energia. Com ele, o sistema pode realizar uma série de funções destinadas a economizar a bateria do aparelho, como desligar a tela e diminuir o brilho após um curto perÃodo de inatividade. Em alguns aparelhos, no momento em que essa função é ativada, algumas atividades em segundo plano são suspensas. Entretanto, elas variam de sistema para sistema.
Se mesmo depois de aplicar nossas dicas a bateria de seu celular durar muito menos do que deveria, recomendamos que procure uma loja autorizada para realizar a troca. Mas sem se esquecer de cuidar da nova com tudo o que ensinamos.