OpenDyslexic é o nome de um tipo de letra que facilita os internautas com dislexia a ler textos publicados na Internet. O novo tipo de letra vai ser distribuído gratuitamente.
O novo tipo de letra foi desenvolvido por Abelardo Gonzalez, com o objetivo de criar um mecanismo gráfico que ajude quem tem problemas de dislexia a ler corretamente.
A solução passou por dar relevo e largura à base de cada letra, para evitar confusões com outras letras que tenham grafismo similar.
O OpenDyslexic pode ser usado livremente e sem custos em qualquer aplicação, página da Net ou sistema.
De acordo com a BBC, apps como o Instapaper já começaram a incluir uma ferramenta que converte textos para OpenSyslexic. O conceito não é propriamente novo: no passado, por mais de uma vez, houve quem desenvolvesse tipos de letras anti-dislexia. Só que todos eles tinham custos –e o OpenDyslexic é grátis, e está recetivo à inclusão de sugestões e críticas dos internautas.
Definição de dislexia de acordo com o site Wikipédia:
Dislexia aracteriza-se por uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado.
A dislexia é mais frequentemente caracterizada por dificuldade na aprendizagem da decodificação das palavras. Pessoas disléxicas apresentam dificuldades na associação do som à letra (o princípio do alfabeto); também costumam trocar letras, por exemplo, b com d, ou mesmo escrevê-las na ordem inversa, por exemplo, "ovóv" para vovó. A dislexia, contudo, é um problema visual, envolvendo o processamento da escrita no cérebro, sendo comum também confundir a direita com a esquerda no sentido espacial. Esses sintomas podem coexistir ou mesmo confundir-se com características de vários outros factores de dificuldade de aprendizagem, tais como o déficit de atenção/hiperatividade,dispraxia, discalculia, e/oudisgrafia. Contudo a dislexia e as desordens do déficit de atenção e hiperatividade não estão correlacionados com problemas de desenvolvimento.