Sensor Corrente SCT13 de 5A a 100A

Eletrônica

Existem 2 tipos de sensores de corrente, os invasivos e os não-invasivos. No método invasivo o sensor é conectado diretamente a alimentação. No método não-invasivo a conexão direta a alimentação é evitada. A classe de sensores SCT13 são do tipo não invasivo, o mesmo tem capacidade de monitorar correntes entre 5A e 100A..Seu método de funcionamento é como um alicate amperímetro onde o núcleo envolve um fio que conduz a corrente elétrica.
O sensor permite a leitura da corrente operando como um transformador de corrente, o qual o primário está conectado à rede elétrica e o secundário está conectado a um resistor que é utilizado para se obter a tensão com a corrente de saída.
Segundo o datasheet do componente (YHDC, 2015) a proposta do sensor de corrente é para medição, monitoramento e proteção de equipamentos. A Figura ilustra o esquema de funcionamento do sensor definindo a polaridade de entrada por onde passa a corrente primária e os terminais de saída K e L que deverão ser ligados a um resistor para obter a tensão a ser ligada na porta analógica do micro controlador, Arduíno ou ESP8266 / ESP32.

A Figura abaixo ilustra o conector de saída do sensor que é do tipo P2, amplamente utilizado em sistemas de áudio, onde possui os terminais de saída L e K identificados na imagem anterior.

Algumas informações do fabricante estão listadas abaixo (YHDC, 2017):
  • Corrente de entrada: 0 à 100A;
  • Corrente de saída: 0 à 50mA;
  • Tipo de saída: corrente ou tensão (resistência à amostra incorporada em forma de saída de tensão);
  • Material do núcleo: ferrite;
  • Força mecânica: os tempos de abertura e de fechamento do componente não podem ultrapassar 1000 vezes;
  • Índice de segurança: rigidez dielétrica 3000V / 1min (entre o invólucro e a saída);
  • Temperatura de trabalho: -25 C à + 70 C.

Exemplo de ligação possível no Arduíno


Para mais informações acesse o (datasheetdo fabricante 

Fonte

http://en.yhdc.com

Mais Dicas

[+] Veja todas
© 2012-2021 suadica.com