Boas práticas para desenvolvimento de uma automação residencial

Eletrônica

Todos nós já ouvimos falar dos benefícios de ter uma casa com funções automatizadas, ou até mesmo totalmente ligada a um sistema de automação e os benefícios do conceito de internet das coisas está na moda com certeza. Mas existe um passo importante na hora de implementar um sistema desse em sua casa, tem que pensar nos problemas, sim isso mesmo sistemas quebram e geralmente nos momentos que mais incômodos do nosso dia.

Pensando nisso e usando experiência prática no desenvolvimento da automação que uso em minha casa, estou destacando ponto de suma importância que deve ser levado em consideração no sistema de automação residencial ou nas fases iniciais do projeto. Essas dicas pode ser usada também durante pesquisar um sistema pronto disponível comercialmente no mercado.

1 - Tenha sempre uma função manual para contingência

Imagine você acordando pela manhã atrasado para o trabalho ou escola e descobre que a lâmpada da cozinha não está funcionando, e tem certeza e o sistema de automação que não está funcionando, mas um detalhe vai te preocupar ainda mais, ele está instalado dentro do forro de gesso e você não tem acesso fácil neste momento do dia. Isso será um problema, por isso pense sempre na existência de botões manuais escondido atrás de um móvel por exemplo, e que ele seja independente da automação e possa acionar a lâmpada em emergências como esta.

Não esqueça da central, ela deve estar escondida mas nunca inacessível para você poder reiniciar o sistema, verificar se está sendo energizada ou se está conectando a sua rede wifi.

Não esqueça, o sistema deve prever botões e comandos manuais independentes do sistema instalado.

2 - Sistema simples de código de erros e informações

Grande parte dos equipamentos eletrônicos existente possuem um sistema de comunicação simples que informa ao usuário o seu status de ligado ou desligado, e esse sistema pode ser feito por meio luminoso com auxílio de leds, sonoro usando pequenos alto falantes ou buzzer que apitam ou uma pequena tela de LCD.

Pensando nisso uma central de automação residencial também deve prever esse tipo de comunicação com o usuário, onde por exemplo pode ser adotado leds ou até buzzer que emitem sinais informando que a central está conectada a rede wifi, está ligada, que está fazendo a leitura de algum sensor ou está com algum tipo de erro piscando uma luz vermelha constantemente. Isso facilitará até mesmo um suporte remoto, pois informando a equipe de suporte que tipo de sinal (sonoro ou visual) a central está apresentando eles conseguiram interpretar remotamente o erro interno na central e passar a melhor solução possível.

3 - Manual de operação e configuração

Esse item é indispensável, sem manual não dá para saber nada do sistema instalado na sua casa. Depois de algum tempo instalado nunca lembramos de todas as configurações ou funcionalidades de um sistema complexo como uma automação, tem que ter manual.

Nele deve conter todo passo a passo das configurações básicas do sistema,  interpretação dos sinais que a central possa apresentar, lista de erros conhecido que possuem uma correção que o próprio usuário possa tomar uma ação, telefones de contato com o suporte do fabricante, etc. 

Interessante também e separar em duas partes o material contido no manual, uma parte contendo as instruções mais simples e corriqueiras e outra parte mais complexa para usuários mais experientes. Desta forma simplifica muito a utilização do manual por parte do usuário. 

Procure sempre ter imagens mostrando o processo descrito no manual, pois aqueles que tenham alguma dificuldade de leitura possa entender com mais facilidade.

4 - Log da aplicação

Grave tudo que a central faz, tudo mesmo, sempre faltará informação para analisar erros reportado pelo usuário. Deixe uma área de memória do equipamento reservada para esta tarefa e sempre coloque níveis de detalhe da informação que podarem ser ajustado futuramente, sempre será necessário levantar mais dados para descobrir a causa raiz da falha reportada.

Fonte

SuaDica

Mais Dicas

[+] Veja todas
© 2012-2021 suadica.com