Espressif Apresenta o ESP32-C61 para Dispositivos de IoT Wi-Fi 6 com Foco em Custo

Eletrônica

A Espressif, fabricante da série ESP32 de microcontroladores, anunciou uma nova entrada para a família visando a acessibilidade. Baixo consumo de energia O ESP32-C61 é uma opção acessível para desenvolver dispositivos IoT com Wi-Fi 6, Bluetooth Low Energy (BLE) e o Protocolo Matter.


O novo ESP32-C61 visa claramente aplicações que utilizam Matéria, o protocolo IoT de código aberto para automação residencial. Em alto nível, a Matter se comunica via Protocolo de Internet (IP). No nível de hardware, os dispositivos precisam de suporte BLE para comissionar um dispositivo IoT para uso em uma rede Wi-Fi. O novo SoC contém um rádio compatível com Wi-Fi 6 e Bluetooth 5. Além disso, o Espressif suporta o novo SoC com seu ESP-Matter-SDK.


O rádio Wi-Fi de 2,4 GHz cobre os protocolos 802.11/b/g/n legados e o 802.11ax mais recente. O suporte para os recursos do Wi-Fi 6 inclui o Target Wake Time (TWT), a Modulação OFDMA e o MU-MIMO. Esses novos recursos reduzem o consumo de energia do dispositivo IoT, melhoram a eficiência da rede e aumentam a eficiência da rede, e aumente a taxa de transferência de dados para vários dispositivos.




A CPU é a diferença mais aparente entre os ESP32-C6 existente e - C61. O ESP32-C61 tem um único núcleo RISC-V de 32 bits que roda até 160 MHz. As memórias on-chip incluem 320 kilobytes de SRAM e 256 kilobytes de ROM. Você pode expandir ambos com dispositivos Quad-SPI e protegê-los com criptografia integrada. A PSRAM externa pode operar até 120 MHz.


Uma série de recursos de segurança complementa o SoC, incluindo recursos para uma inicialização segura, uma assinatura digital baseada em ECSDA Peripheral (baseada em hardware), e um Ambiente de Execução Confiável (TEE) usando o bloco de hardware Gerenciamento de Permissão de Acesso (APM) e Proteção de Memória Física (PMP).


Além das interfaces típicas de microcontroladores, como SPI, I2C e UART, o ESP32-C61 inclui periféricos especializados como um Matriz de Tarefas de Eventos. Este módulo permite que os periféricos interrompam e interajam uns com os outros sem envolver a CPU.


O ESP32-C61 também pode funcionar como um coprocessador sem fio. Essa função pode adicionar suporte a Wi-Fi 6, BLE e Matter a praticamente qualquer microcontrolador sem fio. A Espressif diz que adicionará opções de firmware ESP-Hosted e ESP-AT para este modelo de uso.


O Espressif adicionará suporte para o ESP32-C61 ao seu IoT Development Framework (ESP-IDF). Este anúncio cobre apenas um SoC. No entanto, esperamos que a Espressif e provedores de terceiros ofereçam devkits baseados no ESP32-C61 em breve. Você pode encontrar mais informações e equipe de contato da Espressif no Comunicado de imprensa ESP32-C61.


Fonte
https://www.hackster.io/
Mais Dicas