Instale o Tasmota no seu dispositivo ESP32 ou ESP8266

Eletrônica

Requisitos

  1. Uma conexão de internet sem fio estável.
  2. Navegador Chrome ou Microsoft Edge (Firefox não é suportado)
  3. Ou a ESP32, a ESP8266 ou qualquer dispositivo baseado nesses chips.
  4. A USB Micro B cabo.
  5. Opcional: Conversor USB para TTL serial é necessário para piscar Pensador de IA ESP32-CAM.

Configurar as Conexões Necessárias

 

Só é necessário conectar a placa Dev ao PC usando um cabo USB Micro B, que geralmente vem junto com ele.  Você pode ir para a etapa 2. No entanto, se você estiver usando um AI-Thinkerilitis ESP32-CAM, você precisa continuar lendo o passo 1.Dado o fato de que o ESP32-CAM não possui qualquer tipo de conexão USB, para piscar o firmware, devemos usar um conversor USB para TTL serial. Este conversor pode ser apenas um cabo ou um chip (assim como os da imagem a seguir) no entanto, ambos realizam o mesmo propósito — a única coisa que importa é reconhecer as conexões TX e RX. 

 

Caso você esteja usando um conversor como o da esquerda da imagem, cada pino é rotulado com sua função. Por outro lado, se você estiver usando um conversor como o da direita, as cores do cabo informarão sua função.

 

 

Se você estiver usando um conversor como o da esquerda, conecte o pino TX do conversor ao pino RX do ESP32-CAM. Por outro lado, conecte o pino RX do conversor ao pino TX do ESP32-CAM e, em seguida, conecte o terminal de aterramento do conversor ao terminal de aterramento do ESP32-CAM.

 

Você notará que o ESP32 tem dois terminais de entrada de tensão diferentes, um para 5 V e outro para 3,3 V. Ele depende de você e seus recursos para decidir qual terminal de energia usar, no entanto, esteja bastante ciente, porque conectar 5 V ao terminal de 3,3 V danificará o chip.

 

Alguns conversores USB para TTL têm um pequeno jumper que permite que você selecione sua tensão de saída, configure-o para 3,3 V ou 5 V e prossiga para conectar o pino de Vcc do conversor ao pino ESP32 correspondente de acordo com a tensão selecionada pelo jumper. A imagem a seguir mostra como conectar o ESP32-CAM usando a entrada de 3,3 V. Finalmente, o conversor é conectado à porta USB PCilits usando o cabo que vem junto com sua compra.

 

 

Se você estiver usando um conversor USB para TTL como o do lado direito da primeira imagem (aquele que se parece com um cabo), você terá a chance de selecionar a tensão. Em vez disso, tem 5 Volts de saída (fio vermelho) que você deve conectar ao pino de entrada de 5 Volts do ESP32-CAM (este pino está realmente no lado oposto da entrada de 3,3 V) A imagem a seguir mostra a conexão apropriada ao usar a entrada de energia de 3,3 V.

 

Além disso, observe o fato de que nós conectamos o “IO0” pino do ESP32-CAM para o seu terminal de terra. Isso porque, para configurá-lo no modo flash, precisamos encurtar esse pino.

 

Isso é tudo para as conexões necessárias, agora permite piscar o firmware!

 

Firmware no Dispositivo

     Existem várias maneiras de exibir o firmware Tasmota em nosso dispositivo, mas veremos uma das mais fáceis neste guia, pois ele não requer instalação de nenhum tipo de ferramenta. Vamos para o Ferramenta web flash Tasmota.

 

imagem.png

A página deve se parecer com a acima. Lá você pode selecionar a versão do firmware Tasmota que deseja instalar. Se você estiver usando um dispositivo que não seja o ESP32-CAM, poderá escolher a opção “ Tasmota ( inglês ) ”( que geralmente é selecionado por padrão ) e, em seguida, pressione o “ CONECTAR ” botão. No entanto, se você estiver usando o ESP32-CAM, deverá escolher especificamente o firmware para este dispositivo. O GIF a seguir mostra todo o processo usando o ESP32-CAM. O processo é o mesmo para todos os dispositivos, você só precisa selecionar a versão de firmware apropriada.​

Um pop-up informará que a instalação foi concluída. Se você estiver usando ESP32-CAM, não clique no “NEXT” botão ou você wonilitt ser capaz de configurar a conexão sem fio para o dispositivo, em vez disso, remova o fio curto “IO0” pino para “GND” e agora você pode clicar no “NEXT” botão para passar para a próxima etapa. Se você estiver usando qualquer outro chip além do ESP32-CAM, basta clicar no “NEXT” botão para continuar para a próxima etapa.

        Agora vamos selecionar a rede Wi-Fi à qual o nosso recém-flashed dispositivo Tasmota se conectará.

 

Depois de selecionar a rede WiFi, uma nova janela aparece exibindo a mensagem “VISIT DEVICE”, clique nele para ir para o painel Tasmota.

 

Configurando o Firmware de acordo com o Dispositivo

Dado o fato de que o Tasmota é um firmware construído para uma variedade de dispositivos diferentes, precisamos dizer ao Tasmota qual dispositivo estamos usando. Para fazê-lo, enquanto no painel Tasmota, letilitis cabeça para o “Configuration” seção, então procure “Configure Module” em seguida, selecione o dispositivo apropriado no menu suspenso. Primeiro, mostrarei como configurar o ESP32-CAM, portanto, neste caso, o dispositivo apropriado é “ESP32-Cam(2)”. O GIF a seguir mostra como configurar o ESP32-CAM.

 

Se você estiver usando um chip diferente da variante ESP32-CAM, você deve selecionar “ESP32-DevKit(0)”. Se você estiver usando um ESP8266, você deve escolher “Generic(0)”.

Agora o dispositivo está totalmente carregado com o firmware Tasmota simples, mas poderoso e estamos prontos para colocá-lo para testar!

Teste a Instalação

Levando em conta que a maioria dos dispositivos baseados em ESP vem com um LED embutido, podemos usar isso para testar se a instalação foi bem-sucedida. Volte para o menu principal do painel de Tasmotailits e procure o “Toggl” opção, isso fará com que seu boardilitis LED ligue e nos avise que a instalação correu bem.

asdf.png

 

Fonte
https://help.ubidots.com/
Mais Dicas