Alimentos que podem ser tóxicos e são proibidos para os gatos

Dica



Chocolate

Entre os alimentos proibidos para gatos, o chocolate é um dos mais perigosos! Pode causar vômitos, problemas cardíacos, convulsão e até morte. Assim, mantenha a sobremesa longe do seu gatinho, mesmo que ele adore. 


Uva

Ela está entre as frutas que gatos não podem comer. Elas atacam o rim e podem causar até mesmo falha renal, levando à morte! Ah, não se esqueça de que o mesmo vale para uvas passas!


Alho e cebola

No caso do alho e da cebola, o perigo é que eles ataquem as hemácias — células vermelhas do sangue. Isso pode levar a um quadro de anemia. Além disso, ainda podem agredir o estômago, resultando em gastrite. Vale lembrar que qualquer produto que tenha cebola ou alho na preparação, como carnes ou arroz, também estão proibidos. 


Abacate

Ainda que pareça inofensivo, o abacate é um alimento proibido para gatos. Sua composição é rica em gordura, podendo provocar algumas complicações, como vômitos e diarreia, que afetam o sistema digestivo dos felinos.


Leite e derivados

Os felinos adultos são intolerantes à lactose. Dessa forma, a ingestão de leite pode causar diarreia, vômitos e dores de barriga. Pode parecer estranho, mas coloque o leite e seus derivados entre as coisas que gatos não podem comer.


Ovo cru

O ovo diminui a capacidade dos felinos absorverem vitamina B, muito importante para o organismo. 


Café

A substância pode causar hiperatividade, aumento da atividade cardíaca e até mesmo convulsões. Por isso, coloque o café na lista de alimentos que os gatos não podem comer. 


Álcool

O contato com o álcool é extremamente perigoso para os gatos, uma vez que pode causar problemas no fígado e até mesmo danos cerebrais. 


Atum, sardinha e peixes enlatados

qualquer produto processado pode fazer mal aos pets. “Eles possuem uma quantidade de sódio muito alta. Além disso, muitos possuem temperos, o que é péssimo para o organismo dos gatos”, comenta. 


Açúcar

Lembre-se que os felinos são carnívoros, assim, gostar de sobremesa não faz muito sentido para sua dieta. Como o açúcar não possui valor nutricional, oferecê-lo para seu gato é correr um risco desnecessário e acaba sendo uma das comidas que gatos não podem comer. 


Carne crua

Da mesma forma que nós, os pets podem ter intoxicação alimentar e se contaminar com alimentos crus. Como não temos controle sobre como a carne é armazenada e conservada, o melhor é deixá-la longe do seu amigo. Entre os riscos, podemos citar a salmonela e os parasitas.


Gordura animal

O que o tutor deve ter em mente é que as refeições industrializadas já oferecem tudo que os felinos precisam em relação a nutrientes. O que for oferecido a mais pode se tornar excesso na sua alimentação e levá-lo, consequentemente, à obesidade. Além disso, a gordura em demasia pode provocar a pancreatite, bem como distúrbios gastrointestinais.


Castanhas, nozes e amêndoas

São nocivas para gatos por serem muito gordurosas, podendo causar vômito e diarreia. Se consumidas em grande quantidade, podem causar pancreatite.


Macadâmia

Seu princípio tóxico ainda é desconhecido. Muitas variedades de macadâmia contêm níveis tóxicos de glicosídeos cianogênicos, porém eles possuem sabor amargo e não são utilizados na alimentação. Se ingeridas pelos felinos podem causar vômito, letargia, fraqueza, tremor e hipotermia.


Tomate

O tomate contém solanina, um glicoalcalóide tóxico que pode ser fatal para bichanos, mesmo em pequenas quantidades.


Fonte

https://blog.goapp.pet/alimentos-proibidos-para-gatos/
https://caesegatos24h.com.br/cuide-melhor-do-seu-pet-9-alimentos-proibidos-para-gatos/
https://www.petz.com.br/blog/nutricao/alimentos-que-gatos-nao-podem-comer/
Mais Dicas