Placa de 4 canais com ESP32 para automação

Eletrônica

Esta placa foi construída com base no ESP32 e possui 4 canais de saída para acionamento de cargas de até 10A com tensões entre 30V, 110V e 220V.



Já vem de fábrica um firmware gravado pelo fabricante e permite seu uso imediato. Este firmware cria uma rede WIFI chamada “TEST” com senha 123456789”, após conectar-se a esta rede poderá executar comandos utilizando requisições GET diretamente do browser.

Exemplo realizado no Chrome:

http://192.168.1.1/h1  = onde ‘h1’ estará ativando o canal 1 da placa.

http://192.168.1.1/l1   = onde ‘l1’ estará desativando o canal 1 da placa. 

Para receber o status dos canais, saber se o relé está ativo ou inativo, deve executar o comando abaixo:

http://192.168.1.1/j  = retorna uma informação no formato json sobre o estado dos relés

Importante, por padrão o módulo está configurado no modo AP, então você se conecta nele como se fosse um roteador wireless, assim você não vai ter acesso à Internet WIFI quando estiver conectado nele. Para que ele se conecte em uma rede WIFI existente é necessário alterar o firmware com as informações de uma rede existente, isso é algo complexo e requer um adaptador USB UART CP2102.

Veja como deve ser realizado esquema de ligação para alterar o firmware da placa.

 


Alimentação de energia deve ser entre 9V e 12V no máximo, e esta última pode apresentar um aquecimento da placa, a corrente mínima deve ser de 1A caso esteja usando todos os canais.

Caso queira customizar o firmware de fábrica, acesse o link "https://github.com/cyoung/esp32-webserver".

O fabricante também disponibiliza um APP para Android e IPHONE que pode ser encontrado nos canais de produtos das plataformas com o nome "DIYMall Relay Control". Apesar de ser muito simples funciona satisfatoriamente 


Fonte

SuaDica

Mais Dicas

[+] Veja todas
© 2012-2021 suadica.com