Arduíno - Como funciona a PWM?

Eletrônica

A Modulação por Largura de Pulso (Pulse Width Modulation - PWM) é uma técnica que consiste em fornecer um sinal analógico através de meios digitais. 
A forma de onda do sinal digital consiste em uma onda quadrada que alterna seu estado em nível lógico alto e um nível lógico baixo (pode ser representado por ligado/desligado ou pelo sistema binário 1 e 0). 
A razão entre o período de pico e o período total da onda é chamada de Duty Cycle (Figura). Podemos, então, entender que para termos uma onda quadrada real (que possui picos e vales iguais) é necessário que o Duty Cycle seja de 50%, ou seja, 50% de pico e 50% de vale.


Na maioria das placas Arduíno (aquelas com ATmega168 ou ATmega328P), esta função funciona nos pinos 3, 5, 6, 9, 10 e 11. No Arduíno Mega, funciona nos pinos 2 - 13 e 44 - 46. Arduíno mais antigo placas com um ATmega8 suportam apenas os analogWrite() pinos 9, 10 e 11. 
Arduíno DUE suporta os analogWrite()pinos 2 a 13, além dos pinos DAC0 e DAC1. Ao contrário dos pinos PWM, DAC0 e DAC1 são conversores de Digital para Analógico e atuam como verdadeiras saídas analógicas. 


As funções analogWrite() e analogRead() são utilizadas para ler e controlar as portas PWM na plataforma Arduíno.


analogRead(): Conversor analógico-digital de 10 bits. Isso significa que ele mapeará as tensões de entrada entre 0 e 5 volts em valores inteiros entre 0 e 1023. Isso produz uma resolução entre leituras de: 5 volts / 1024 unidades ou, .0049 volts (4,9 mV) por unidade.


Sintaxes

analogWrite(pin, value)

analogRead(pin)


Fonte

https://www.arduino.cc/en/Tutorial/PWM , http://www.fatecjd.edu.br/fatecino/material/ebook-aprenda-arduino.pdf , https://www.embarcados.com.br/pwm-do-arduino/

Mais Dicas

[+] Veja todas
© 2012-2021 suadica.com