Arduino UNO R3 detalhes técnicos

Eletrônica

Visão geral

Arduino Uno é uma placa microcontroladora baseada no microcontrolador ATmega328P de 8 bits. Juntamente com o ATmega328P, consiste em outros componentes como oscilador de cristal, comunicação serial, regulador de tensão, etc. para suportar o microcontrolador. O Arduino Uno possui 14 pinos de entrada/saída digital (dos quais 6 podem ser usados ​​como saídas PWM), 6 pinos de entrada analógica, uma conexão USB, um conector Power barril, um conector ICSP e um botão de reset.

Como usar a placa Arduino

Os 14 pinos de entrada/saída digital podem ser usados ​​como pinos de entrada ou saída usando as funções pinMode(), digitalRead() e digitalWrite() na programação arduino. Cada pino opera a 5V e pode fornecer ou receber uma corrente máxima de 40mA, e possui um resistor de pull-up interno de 20-50 KOhms que é desconectado por padrão. Destes 14 pinos, alguns têm funções específicas conforme listado abaixo:

  • Pinos seriais 0 (Rx) e 1 (Tx): Os pinos Rx e Tx são usados ​​para receber e transmitir dados seriais TTL. Eles são conectados com o chip serial ATmega328P USB para TTL correspondente.
  • Pinos de interrupção externa 2 e 3: Esses pinos podem ser configurados para acionar uma interrupção em um valor baixo, uma borda ascendente ou descendente ou uma alteração no valor.
  • Pinos PWM 3, 5, 6, 9 e 11: Esses pinos fornecem uma saída PWM de 8 bits usando a função analogWrite().
  • Pinos SPI 10 (SS), 11 (MOSI), 12 (MISO) e 13 (SCK): Esses pinos são usados ​​para comunicação SPI.
  • LED embutido Pino 13: Este pino está conectado com um LED embutido, quando o pino 13 está em ALTO – o LED está aceso e quando o pino 13 está em BAIXO, está desligado.

Junto com 14 pinos digitais, existem 6 pinos de entrada analógica, cada um dos quais fornece 10 bits de resolução, ou seja, 1024 valores diferentes. Eles medem de 0 a 5 volts, mas esse limite pode ser aumentado usando o pino AREF com a função analógica Reference().  

  • O pino analógico 4 (SDA) e o pino 5 (SCA) também são usados ​​para comunicação TWI usando a biblioteca Wire.

O Arduino Uno tem alguns outros pinos, conforme explicado abaixo:

  • AREF: Usado para fornecer tensão de referência para entradas analógicas com função analogReference().
  • Reset Pin: Tornando este pino LOW, reseta o microcontrolador.

 Comunicação

O Arduino pode ser usado para se comunicar com um computador, outra placa Arduino ou outros microcontroladores. O microcontrolador ATmega328P fornece comunicação serial UART TTL (5V) que pode ser feita usando o pino digital 0 (Rx) e o pino digital 1 (Tx). Um ATmega16U2 na placa canaliza essa comunicação serial por USB e aparece como uma porta virtual para software no computador. O firmware ATmega16U2 usa os drivers USB COM padrão e nenhum driver externo é necessário. No entanto, no Windows, é necessário um arquivo .inf. O software Arduino inclui um monitor serial que permite que dados textuais simples sejam enviados de e para a placa Arduino. Existem dois LEDs RX e TX na placa Arduino que piscarão quando os dados estiverem sendo transmitidos via chip USB para serial e conexão USB ao computador (não para comunicação serial nos pinos 0 e 1). Uma biblioteca SoftwareSerial permite a comunicação serial em qualquer um dos pinos digitais do Uno. O ATmega328P também suporta comunicação I2C (TWI) e SPI. O software Arduino inclui uma biblioteca Wire para simplificar o uso do barramento I2C.

Especificações técnicas

Microcontrolador ATmega328P
Tensão de operação5V
Tensão de entrada Recomendada7-12V
Tensão de entrada Máxima6-20V
Pinos I/O  Digitais 14 (onde  6 são saídas PWM)
Pinos Digitais  I/O PWM 6
Pinos entrada Analogicos6
Corrente DC por Pino I/O 20 mA
Corrente DC para Pino 3.3V50 mA
Flash Memory32 KB (ATmega328P)
of which 0.5 KB used by bootloader
SRAM2 KB (ATmega328P)
EEPROM1 KB (ATmega328P)
Clock Speed16 MHz
LED_BUILTIN13
Altura68.6 mm
Comprimento53.4 mm
Peso25 g



Fonte
https://www.arduino.cc/
Mais Dicas