Cães que cavam buracos no jardim

Pets

O hábito de cavar buracos no jardim pode se tornar um comportamento comum em muitos cães. Essa é, na verdade, uma atividade natural e saudável para eles, que é bastante instintiva e está relacionada com a época em que viviam em estado selvagem.
Nos dias atuais, o ato de cavar buracos no jardim pode ser motivado por vários fatores. O animal pode, por exemplo, querer enterrar objetos que eles gostam, ajeitar um local fresco para deitar, gastar energia acumulada, aliviar o tédio ou a ansiedade, chamar a atenção ou simplesmente imitar o dono.


O que fazer?

Caso haja espaço no jardim, o dono pode liberar uma parte dele para o cão cavar e cercar o restante. Quando ele cavar na área demarcada, deve ser recompensado com petiscos e elogios. A brincadeira sempre deve ser supervisionada, para poder interromper o cão, caso ele resolva burlar o cercado.
Em caso do tutor querer minimizar esse comportamento, é possível usar algumas táticas para desviar a atenção do seu cãozinho do jardim e, pouco a pouco, acabar com essa mania dele.
Direcione a brincadeira sempre que perceber o interesse do pet pelo seu canteiro. Chame-o para brincar, jogue bolinha ou dê outro tipo de brinquedo que ele goste muito. O importante é não deixá-lo sozinho, enquanto estiver aprendendo que não pode cavar.

Principais motivos por quê os cachorros cavam

Na realidade, há diversas explicações para essa atitude canina que não é muito bem vista pelos seus donos, já que faz muita sujeira no ambiente e deixa o animal com aparência suja, além de deixá-lo exposto a possíveis doenças de micro-organismos que se alojam na terra.
Sem falar, também, no risco de acidentes, já que há possibilidade de ter algum objeto cortante enterrado e o cachorro poderá se machucar enquanto estiver cavando.
A seguir, entenda alguns motivos por que os cachorros cavam.


1. Cães cavam para criar um ambiente confortável

Refrescar-se ou buscar uma cama pode ser a causa.
Quando o cachorro retira a terra do solo, automaticamente, está criando uma camada em temperatura fresca e agradável, além de criar um ambiente onde possa se acomodar tranquilamente, já que poderá definir as dimensões desse espaço.
Da mesma forma, se o animal busca um lugar mais quente, é capaz de fazer um buraco que possa esquentá-lo naturalmente, pois sabe optar pelo melhor local diante de suas necessidades, seja na sombra ou exposto ao sol.

2. Cães cavam por diversão

Se o cão está entediado, procura uma diversão no ato de cavar.
Isso mesmo, já pensou que a vida de um cachorro pode ser um pouco monótona, e é possível que ele busque uma diversão diferente? Pois é, eles o fazem simplesmente por diversão, ou seja, porque podem não ter nada para fazer ou então porque o seu instinto já diz que é uma coisa legal a ser feita.

Algumas raças, como os Terries, possuem uma propensão maior para essa diversão, mas qualquer raça, e até cães sem raça definida, pode achar isso divertido, agindo dessa forma sem ter um   objetivo específico.

3. Cães cavam para enterrar "tesouros"

Quando ganham algo e querem proteger, podem resolver enterrar.
Você já não deu um osso para o seu cachorro e depois viu que o osso sumiu do quintal? Na realidade, o cachorro já tem um instinto natural de enterrar ossos, brinquedos ou possíveis presas que ele consiga.
Essa é uma forma de garantir que o objeto estará seguro e protegido, já que somente ele saberá onde enterrou. Este comportamento pode ser repetido várias vezes, sendo que o cachorro enterra e desenterra o objeto em vários locais.

4.  Cães cavam para buscar presas

Caso o instinto animal fale mais alto e o cachorro veja animais que são possíveis presas, irá cavar até encontrá-los.
Os cães com instinto caçador tendem a ter um faro muito aguçado e poderão cavar um buraco incessantemente ao sentirem o cheiro de uma presa. A ideia é cavar e cavar até que consigam chegar a sua presa e capturá-la, ficando satisfeitos somente depois disso.

5. Cães cavam por ansiedade

Cães muito sedentários ou que sofrem uma grande separação podem desenvolver o costume de cavar.
O ato de cavar incessantemente pode ser um sinal de ansiedade, mais especificamente gerado quando o cão sofre uma grande separação ou perda de um ente querido. Nesse caso, cavar é a melhor forma de tentar chegar a essa pessoa, ou até mesmo tentar fugir do local onde esteja para ir atrás dela.
Isto acontece também em casos onde o cachorro é deixado muito tempo sozinho em casa. Deve-se estar atento caso isso aconteça.

Como fazer seu cão parar de cavar

Saiba como tratar cada caso em que seu cão cava muito
Entender o porquê de o seu cão cavar a todo o momento é a maneira mais fácil de evitar esse tipo de comportamento, já que descobrir a causa do problema é, obviamente, a melhor forma para achar uma solução. Sendo assim, veja o que fazer em cada caso, a seguir.

1. Se o cachorro cava para se refrescar ou buscar aquecimento

É preciso arrumar um cobertor, uma casinha ou um local mais fresco para seu cachorro ficar.
Se o problema do cachorro é a temperatura do ambiente, aumentar a quantidade de banhos, deixar um local com um pouco de água para ele brincar, proporcionar um ambiente de sombra etc. são formas de ajudá-lo a ter menos calor.
Se o problema for frio, ter um local aconchegante para o animal, com cobertores que o aqueçam e também uma casinha coberta para cachorro são ideias para que ele evite cavar sempre.
Ter um local próprio para ele dormir vai ajudar bastante.

2. Se o cachorro cava para se divertir

Passear com o cachorro (ou contratar um Dog Walker ou mesmo alguém conhecido que possa levá-lo) e dar brinquedos ao seu pet são soluções.
A falta de brinquedos ou de pessoas que façam companhia para o cachorro poderá deixá-lo tedioso, e o mesmo acabará achando, no ato de cavar, uma solução para mudar um pouco seu dia e se entreter.

3. Se o cão cava para enterrar coisas

Não dar muitas coisas que durem e ele possa enterrar ou até mesmo retirar os brinquedos de perto podem ser soluções.
É um hábito que pode ser comum em algumas raças que possuem esse instinto natural, então a melhor forma de evitar é dar coisas mastigáveis, que não irão durar depois. No caso de brinquedos, retire-os depois que o cachorro largá-los.
É preciso ficar atento e ter sempre alguém cuidando e observando para conseguir manter essa rotina.

4. Se o cão cava por instinto de caça

Quando é instinto caçador, o melhor que pode fazer é diminuir a área de terra ou tentar capturar os animais que induzem o comportamento no cão.
Jamais queira punir o animal por respeitar seu instinto; tente deixar o menor espaço possível de terra e busque criar armadilhas para tirar os animais de sua propriedade para que o pet não queira ficar atrás deles o tempo todo (no caso de ratos, toupeiras, esquilos etc.).
Em todos os casos, jamais tente castigar seu cachorro por respeitar seu instinto natural de caça e busque sempre a causa que induz a esse hábito para poder tomar a decisão correta e fazer seu cachorro parar de cavar.

Quando não há tempo para o cão

Cachorro que não tem opções de atividades regulares certamente procurar algo para fazer. Muitas vezes, o jardim acaba sendo um verdadeiro oásis de coisas interessantes, e cavar buracos é uma delas. Por isso, proporcionar atividades para ele pode fazer toda a diferença. Que tal, então, oferecer a ele brinquedos interativos que soltam alimento – como garrafa pet ou outros próprios para cães, jogar bolinha ou fazer cabo-de-guerra.

Fonte

http://caocidadao.com.br/dicas/caes-que-cavam-buracos-no-jardim/
http://www.bolsademulher.com/pet/o-seu-cachorro-fica-cavando-todo-o-seu-jardim-saiba-por-que-ele-faz-isso-e-como-proceder

Relacionadas

Pets Termômetro digital para aquários, terrários, chocadeiras, adega de vinho...

Pets Ideias para construir casinhas de cachorros

Pets Acessórios e equipamentos para aquários

Pets Ansiedade Canina

[+] Veja todas
© 2012-2017 suadica.com

AVISO!!!