Como preencher um cheque

Finanças

Se você tem uma conta no banco e vai começar a usar o talão de cheques, é importante saber como preencher esta folha. Quando você coloca todos as informações e os dados necessários, evita fraudes e faz do cheque um aliado para suas finanças. Confira!


Com base na imagem siga os itens:

1 - Nesse campo, você coloca a quantia a ser paga. No cheque existem dois símbolos de jogo da velha, antes e depois do número. Isso evita que alguma pessoa acrescente algum número para alterar o valor que será depositado;

2 - Aqui você escreve a quantia por extenso. É bom colocar esse valor entre parênteses para que ninguém rasure e altere o que você escreveu.

3 - Nessa área você escreve o nome da pessoa ou da loja que vai receber o seu cheque, ou seja, para quem você está fazendo o pagamento, caso seja um cheque nominal, onde só a pessoa com o nome descrito nele pode fazer a operação de sacar ou depositar somente na própria conta;

4 - Aqui você coloca o nome da cidade onde você está e a data que você está preenchendo o cheque;

5 - Nesse campo você preenche com a sua assinatura, que é mesma que você assinou no RG e no banco;

Cheque cruzado

O cheque é um tipo de pagamento à vista em que o dinheiro será resgatado por saque ou depósito no banco. Mas quando você cruza o cheque, está decidindo que a única maneira de fazer este pagamento será por um depósito em conta corrente. E, assim, diminui os riscos de roubo do dinheiro.

Como cruzar o cheque


Você precisa preencher a folha corretamente, colocando o valor do pagamento, o nome de quem receberá o dinheiro, a data e a assinatura. Quando terminar, faça dois riscos paralelos na frente do papel, normalmente em um dos cantos de cima, conforme está indicado na imagem em azul acima:

Este é um cheque cruzado. Se quiser, pode escrever o nome do banco entre os dois riscos que traçar na folha.
Vale saber que este cruzamento não pode ser anulado, ou seja, quem receber o pagamento terá que depositar o dinheiro somente em uma conta corrente.

Por que o cheque cruzado é mais seguro?
Como ninguém consegue sacar o valor no caixa, você terá tempo de sustar o cheque e cancelar a transação, caso ele seja roubado.
Cruzar o cheque pode dificultar o recebimento do dinheiro, pois é necessário ir ao banco fazer o depósito. Mesmo assim insista nessa opção, que costuma ser mais segura para você.

Cheque nominal
A partir do valor de R$ 100,00, você precisa indicar o nome do beneficiário. O banco só poderá pagar o cheque nominal se o cheque estiver com a identificação do beneficiário ou por meio do sistema de compensação, caso seja depositado.

Ao portador: quando você não preenche essa linha, significa que qualquer pessoa que tiver o cheque em mãos pode descontá-lo no banco.

Cheque pré-datado
    Você precisa colocar a data em que o dinheiro será descontado (campo 4). 

Uma das maneiras de pagar a prazo um produto ou serviço é usar o cheque pré-datado. Ele funciona desta forma: você deixa a folha preenchida no dia da compra, mas ela será depositada somente pela loja somente na data combinada, que deve ser a data escrita no cheque. Por exemplo, se você vai parcelar em três vezes o pagamento de um curso, pode deixar três cheques que serão descontados mês a mês, de acordo com o que você acertou com a escola. É preciso entregar todos de uma vez, mas o dinheiro só será tirado da conta nos dias combinados.

Coloque a data em que o cheque deve ser descontado. Por exemplo, se você fez a compra no dia 30 de maio e irá pagar só no dia 30 de junho, coloque esta data de junho.

O cheque pode ser descontado antes do prazo?
Sim. Estar pré-datado não significa que o cheque não será depositado a qualquer momento – o banco aceita o dinheiro independentemente da data que está na folha. Apesar deste risco existir, o acordo feito com o comerciante deve ser respeitado.

Mas se o cheque for descontado antes do prazo, você pode receber uma indenização por danos morais. Esse direito está previsto desde 2009 e considera dano moral o depósito de um cheque pré-datado antes da data combinada. A indenização depende de cada caso, mas é importante conhecer os seus direitos e procurar ajuda se você passar por essa situação.

Segundo o Banco Central, como o cheque pré-datado não funciona de acordo com alguma regulamentação específica, o depósito deve ser obedecido conforme o acordo feito entre cliente a vendedor. Portanto, caso tenha problemas com isso, procure um advogado. Se conseguir provar que o cheque pré-datado foi depositado antes do prazo estabelecido, as chances são grandes de conseguir o seu dinheiro de volta, principalmente se você ficou com o nome sujo por causa desse depósito.

Posso cruzar um cheque pré-datado?
Sim. Procure cruzar as folhas se quiser que o pagamento seja recebido somente por um depósito em conta corrente e não por saque no banco. Quer saber como cruzar um? Clique aqui.

E se o cheque voltar?
Você deve verificar se o motivo foi a falta de dinheiro na conta ou alguma informação errada. Quando o cheque volta porque a conta corrente está sem dinheiro, quem recebeu esse pagamento tem o direito de protestar o cheque e, como conseqüência, sujar seu nome. Nesse caso, você pode tentar conversar com quem fez o acordo e pedir um novo prazo de pagamento.

Posso impedir o pagamento de um cheque?
Sim, mas somente em casos de roubo da folha. Afinal, sustar o cheque não vai liberar você do pagamento do produto ou serviço que consumiu. Portanto, evite pedir para o banco sustar a folha se este não for o motivo. Sem contar que o banco cobra taxas por este serviço e ainda pode fornecer seus dados pessoais a quem deveria receber o pagamento do cheque.

Cheque caução

Ele é a garantia que lojas e outras empresas costumam pedir na hora de prestar algum serviço, onde possui uma finalidade específica de que você irá pagar por algo que usou, comprou, alugou – não é uma forma de pagamento à vista. Por esse motivo, o cheque caução não costuma ser descontado.

Quando o caução costuma ser exigido
Ao alugar um carro, por exemplo, é comum ter que deixar esse cheque para garantir que você devolverá o veículo. E somente se você não entregá-lo, o cheque será descontado. O uso do caução também é comum em hospitais particulares, garantindo que você pagará pelos serviços prestados. Lembre-se de sempre pedir um recibo da empresa em que deixar o cheque caução, caso ele seja descontado por engano. Está será a sua maneira de provar que aquele cheque era apenas uma garantia, não uma forma de pagamento.

Como preencher o cheque caução
Você irá preenchê-lo normalmente, como se fosse um cheque comum, mas não se esqueça de anotar no verso que aquele foi um cheque caução para não ter surpresas. Por exemplo, se você alugou um notebook e vai devolvê-lo no dia 10 de agosto, anote no verso “cheque caução para ser depositado após 10 de agosto, caso o notebook alugado não seja devolvido”.

Também preencha o cheque nominal à empresa em que você está deixando a garantia. Isso faz parte da sua segurança, pois se a folha for furtada, quem a roubou não poderá sacar esse dinheiro.

O que acontece se eu sustar um cheque caução?
Se você sustar o cheque, ou seja, suspender o pagamento sem quitar a dívida combinada, o cobrador pode protestar o cheque e seu nome ficará sujo. Portanto, suste o cheque caução somente em caso de perda ou roubo! Impedir o depósito quando você ainda tem o pagamento para realizar não anula a cobrança e pode sujar o seu nome.

Ela só poderá fazer isso caso você não cumpra alguma regra do contrato. Se você pagou o que devia e, mesmo assim, a empresa depositou o seu cheque caução, você precisará ir até lá com o recibo para provar que aquela era uma garantia e, portanto, não poderia ser descontada. Com isso, a loja será obrigada a devolver o seu dinheiro. Caso isso não aconteça, você precisará levar o caso à Justiça. 

Cheque Administrativo

É o cheque emitido pelo próprio banco. Pode ser comprado pelo cliente em qualquer agência bancária. O banco o emite em nome de quem o cliente efetuará o pagamento.

Cheque Especial

Assim denominado, porque o banco concedeu ao titular da conta um limite de crédito, para saque quando não dispuser de fundos. O cheque especial é concedido ao cliente mediante contrato firmado previamente.

Fonte

http://www.konkero.com.br/banco/conta-corrente/como-preencher-um-cheque-sem-erros
http://www.konkero.com.br/banco/conta-corrente/como-preencher-um-cheque-pre-datado
http://www.konkero.com.br/banco/conta-corrente/por-que-cruzar-o-cheque
https://www.bompracredito.com.br/blog/como-preencher-cheque/
http://www.konkero.com.br/financas-pessoais/organizar-gastos/cheque-caucao-o-que-e-e-qual-o-seu-significado

© 2012-2017 suadica.com

AVISO!!!