Cache no Google Maps do Android

Android

A utilização do Google Maps, em Android, tem tipicamente o problema de necessitar de uma ligação à Internet para permitir a visualização dos mapas. O problema é quando se vai para um local sem cobertura Internet, ou em que ela é excessivamente cara, seja por limitação de tráfego, ou sobretudo em cenários de roaming.
Para contornar esse problema, o Google Maps já permite há algum tempo efectuar caching dos mapas. Existe sempre a possibilidade de “navegarmos” pelos locais onde iremos estar, sendo que o Google Maps faz caching, isto é, armazena os mapas para utilização futura. Para isto funcionar, é necessário que nas definições “Settings->Cache” esteja activo o “Automatic caching”. Adicionalmente, o meu tenho-o configurado para efectuar caching apenas com Wifi, sendo que o caching só acontece quando o equipamento está a carregar.
Mas este processo manual pode ser melhorado. Em “Settings->Labs” seleccione “Precache map area”, e depois já no mapa, pressione durante dois segundos o centro do local donde pretende efectuar cache, e depois nas opções, seleccione a opção “Precache map area”. O mapa será carregado assim para o equipamento Android, sendo a área guardada marcada por um quadrado, como se pode ver na imagem, para poder ser utilizado posteriormente.
Note-se que estes mapas não podem ser utilizados, infelizmente ainda, para efeitos de navegação. Há relatos de que desaparecem após algum tempo, e eu próprio já notei alguns desaparecimentos, que voltaram depois de um reboot… As diferentes versões de Android que experimentei evidenciaram também diferenças de comportamento, pelo que no seu equipamento poderá notar diferenças… Em qualquer caso, eu pessoalmente utilizo cada vez menos o meu Tomtom, especialmente porque a actualização de mapas custa dinheiro…

Fonte

http://www.pouparmelhor.com/page/2/

Relacionadas

Android Sapateira com canos de papelão

Android Melhores aplicativos de Android (05/04/2013)

Android Melhores aplicativos de Android (22/02/2013)

[+] Veja todas
© 2012-2017 suadica.com

AVISO!!!